Rosseau

No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel, em 1765 foi morar na Inglaterra a convide do filósofo David Hume. Ao defender que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau inspirou todos os movimentos que visaram uma busca pela liberdade. Cito por exemplo as Revoluções Liberais, o Anarquismo etc.
Escreveu além de estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Sua obra principal é Do Contrato Social. Nesta obra, defende a idéia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao estado em troca de proteção e organização.

BIBLIOGRAFIA
BONAVIDES, Paulo. Democracia e Liberdade. In estudo em homenagem a J.J.Rousseau. Rio de Janeiro, Fundação Getulio Vargas 1962.
www. scielo.br/ citações filosóficas