Locke

Locke é considerado o pai do empirismo, a teoria normalmente chamada de "Tabula rasa" (ardósia em branco). Esta teoria afirma que todas as pessoas começam por não saber absolutamente nada e que aprendem através da experiência, pela tentativa e erro. Ele colocou a mente como objeto de reflexão, e nos pôs a pensar de onde vêm todas as idéias, ele pede para que nos imaginemos como uma folha de papel em branco, desprovida de todos os caracteres e nos pergunta qual instrumento usaremos para escrever, ou seja, de que forma poderemos suprir a nossa mente. De onde provém o grande estoque de conhecimento e pensamentos? São tantos tipos de conhecimentos que adquirimos e são infinitas as variedades e quantidades, de onde apreendemos todos os materiais da razão e do conhecimento? A todas essas questões Locke respondeu em uma só palavra: A experiência. Todo o nosso conhecimento está fundamentado nas experiências que temos ao longo da vida, e é dela que deriva fundamentalmente o conhecimento.

Dados importantes sobre Locke.
Nasceu na cidade inglesa Wrington no dia 29 de Agosto. Considerado um dos grandes ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais em uma das mais conceituadas Universidade da Inglaterra: Oxford.

Teoria: O empirismo filosófico de Locke, baseia-se na busca do conhecimento através da experiência e não por deduções ou especulações. Locke descarta as explicações baseadas na fé, para ele, a experiência cientifica deve basear-se sempre na observação do mundo. Locke criticou os direitos civis dos reis formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. Locke aceitava a supremacia do Estado, porém dizia que este, devia respeitar as leis natural e civil. Defendeu também, a separação da Igreja do estado e a liberdade religiosa.

Principais obras de John Locke.
- Cartas sobre a tolerância (1689)
- Dois Tratados sobre o governo (1689)
- Ensaio a cerca do entendimento humano (1690)
- Pensamentos sobre a educação (1693)

Legenda
Liberalismo:
Forma racional e intuitiva de organização social onde prevalece a vontade da maioria quanto à coisa pública,
livre de qualquer pensamento filosófico ou religioso capaz de limitar ou impedir a liberdade individual e a
igualdade de direitos.
Iluminismo:
O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação.
Thomas Hobbes:
Filósofo e cientista político inglês, Thomas Hobbes nasceu em Westport, hoje parte de Malmesbury (Cidade a alguns km a nordeste de Bristol e cerca de 140 km a oeste de Londres), no Wiltshire (Condado), em 5 de abril de 1588, e veio a falecer em 4 de dezembro de 1679.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/biografias/john_locke.htmhttp://www.suapesquisa.com/biografias/john_locke.htm