quarta-feira, 8 de maio de 2013

Intertexto


Essa é uma produção de um bolsista do PIBID em parceria com alunos do colégio Frederico José pedreira Neto. Trata-se de um vídeo inspirado em um texto de Bertold Brecht (1898 — 1956), destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX, que nos apresenta um olhar político das relações sociais.

INTERTEXTO 

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro 

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei 

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht

29 comentários:

  1. O Blog é interessante, conta a história da filosofia e de vários filósofos. Gostei muito desse blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ass: Israel Constante

      Excluir
    2. muito interessante..uma verdadeira prova que temos que nos preocupa um com o outro.

      Excluir
    3. Interessante é uma prova q temos q se preocupar com o proximo.

      Excluir
    4. ei mano gostei dessa parada ai!tamo junto!

      Excluir
    5. Interessante este texto, pois devemos considerar aos nossos proximos.

      Excluir
    6. bom,na real este texto e muito interessante.

      Excluir
    7. muito enteressante o video,mostra a realidade de antigamente e do mundo atual q as pessoas so se importa com si mesmo e com a cor da pele...."sai da frente com seu preconceito que eu quero passa com minha cor".

      Excluir
    8. porque as pessoas se preocupa muito com a vida dos outro e acaba esquecedo da deles.

      Excluir
    9. muito bom, pois antigamente as pessoas só pensava em si mesmo.e não ser preocupa com as outras pessoas....
      César é Moises

      Excluir
  2. Eu achei muito Interessante esse texto, pois devemos considerar aos nossos proximos.


    annna gleicy

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, pois mostra como as pessoas não se preocupam com o próximo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal,pois e interessante uma coisa que as pessoa não se importam.

      Excluir
    2. Muitas vezes não damos importância para o que acontece com pessoas que estão à nossa volta, mas quando é conosco queremos que alguém se importe, que nos dê a importancia que não soubemos dar-lhes.

      Excluir
    3. As vezes deixamos de nos importar com o sofrimento das pessoas pois não é nós que estamos sentindo são as outras pessoas, achamos que o sofrimento nunca baterá na nossa porta, mas lembre-se: Quando nos deixamos de nos importar com as pessoas, abrimos uma porta para que os outros não se importem com o que sentimos.

      Excluir
    4. Muito interessante pois mostra a realidade que acontece com muitas pessoas, e mostra que devemos nos preoucupar com todas as pessoas...
      By: Lays, Heryka, Maria Wilma
      Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto
      1 ano 13 01

      Excluir
    5. As vezes deixamos de nos importar com o sofrimento das pessoas pois não é nós que estamos sentindo são as outras pessoas, achamos que o sofrimento nunca baterá na nossa porta,mas um dia ela chega.

      Excluir
    6. o comtexto e conplexo e fala sobre ele mesmo

      Excluir
    7. É bem interessante,nos ensina a ser mas solidarios com os nossos proximo... E nos alertar que na vida não andamos sozinhos, e que em alguns momentos precisamos de alguem ou de um AMIGO !!!!!

      Excluir
    8. É muito interesante Brenno augusto

      Excluir
    9. Bom!! fala que se a gente não se importa com os outros elas não vão se importar com a gente quando precisamos.Acho que isso e a moral da historia...:)
      Bianca Pinheiro

      Excluir
    10. por eles não se emportarem com a situação das outras pessoas que estavam sendo levadas ,acabaram sendo levadas juntos com elas.
      alunos: Lucélia, Millena, Stephan. turma :13.01
      escola Frederico José Pedreira Neto .

      Excluir
  4. muito interessante pois e a realidade.
    Muitas pessoas não se intorportam com as outras só se importam quando algo de ruim acontece com elas.
    Alunos: Gustavo de lima e Tais pereira 1301
    Escola estadual frederico José pedreira neto.
    1 ano 13-01

    ResponderExcluir
  5. é interessante, nos mostra que devemos ser solidário com os demais. uma vez que deixamos de nos preucupar com os outros só porque não sentimos o mesmo . Luyara

    ResponderExcluir
  6. Muito interesante, pooor que muitas pessoas naum se importa com isso. By: Wally fernandes 1301. Deus sempre com nois

    ResponderExcluir
  7. as pessoas não se importam com o próximo mais quando acontece com ela mesma queremos que alguem se importe conosco.
    Alunos:Gustavo de Lima e Taís pereira.
    Escola estadual Frederico José pedreira neto.
    13-01 1 ano

    ResponderExcluir
  8. Bom, pois mostra o quanto ele foi egoista com as pessoas em si e para aqueles que tenha o mesmo pensamento, que passe a pensar mais sobre seus atos daqui pra frente Aluno:Gustavo Henrique

    ResponderExcluir
  9. Temos que para com esse egoísmo, eu mesmo não me importava com os outros, mas vivemos em sociedade e precisamos sempre uns dos outros. Uma coisa muito bonita que está acontecendo são os manifestos em todo o Brasil pelos nossos direitos, a saúde, educação, transporte público que geralmente nao sao de qualidade.

    ResponderExcluir