domingo, 17 de junho de 2012

Série de vídeos: Existencialismo em Sartre



Palestra sobre existencialismo com o professor Franklin Leopoldo e Silva

Então Sartre diz: na verdade Husserl quando diz que a consciência é este deslizar para fora de si, este movimento este ato,o que ele quer dizer, na verdade, é o seguinte: a consciência é um constante transcender-se(transcender-se quer dizer: ir para fora de si tentando superar-se(superar-se a si mesmo), indo além de si mesmo). Então, nós vemos aí que a consciência intencional do Husserl transforma-se(no Sartre) nesta consciência definida como este constante transcender-se. Este constante transcender-se é algo que vai constituir uma noção essencial da filosofia Existêncialista; chama-se projeto. O que é o sujeito? O que é a realidade humana? É aquilo que cada um projeta ser. Agora, se eu digo, então, que eu sou um projeto ou que a realidade humana é um projeto! isto parece contraditório, porque um projeto é aquilo que ainda não é. Bueno, este paradoxo é proposital, é justamente isto que Sartre quer dizer: nós somos aquilo que ainda não somos. Somos sempre aquilo que projetamos ser. Ora, esse projetar-se, esse simples projetar-se este puro projetar-se de onde ele vem? Quem projeta? Quem deseja ser? Não há algo, aí, por trás disso. Ele é fiel àquela concepção husserliana: a consciência não é uma coisa. Esse movimento, ele é um puro movimento, então, Sartre o chama com o nome próprio que definirá o centro da filosofia existêncialista: é a liberdade.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. jair moreno , 3 º ano 3303 , adorei o blog , já compartilhei na minha pagina no face, e espero novas postagens que vou aguarda .

      Excluir
    2. Juliane camila! 33.03
      acho esse site bastante interessante! adoooooro filosofia! muito interessante a metodologia que eles aplicaram no mural muito bakanaaa ameeiiii!

      Excluir
    3. Breno romes 33.03
      sited bacana ed interessanted! muito legal gossteio da forma que explicaram o conteúdo! com vídeos e principalmente deixando o público dos internautas participarem boom de mais!

      Excluir
  2. Rai.Valterlan Artur Assis18 de junho de 2012 às 08:10

    precisamos ser o que ainda não somos, pensar o que ainda não pensamos.

    ResponderExcluir
  3. Huandrey Maganhoto 3 33.04 Frederico19 de junho de 2012 às 13:56

    O vídeo é muito bom, melhor ainda é a corrente existencialista que possue a liberdade como centro do pensamento.

    ResponderExcluir
  4. ..Falar o que ainda não falamos, fazer o que ainda não fizemos, amar a quem nunca amamos, chingar quem ainda não chingamos e expressar nossos sentimentos com mais intensidade! ;)

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o vidio!!
    O interesante e que defende a liberdade como nucleo do pensamento!

    Lucas Cerqueira 3° 33.04

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fernanda teixeira! 33.03
      gostei muito dos vídeos! muito legal mesmo! ameeeei!!!

      Excluir
    2. Gostei muito do blog..
      Uma ótima fonte de pesquisa..
      Parabéns !

      Vanuh. 33-04

      Excluir