terça-feira, 17 de abril de 2012

Indicação de filme com viés filosófico para o blogger.


Blogger - PIBID - filosofia - Universidade Federal do Tocantins.

Filme: Laranja Mecânica. 
Diretor: Stanley Kubrick’s. 
 por Juliano Moreira Oliveira
 Sinopse: Em meio a conturbada metrópole, quatro jovens se transformam em delinquentes saindo na cidade aprontando as mais diversas atrocidades possíveis. Após um deslize cometido, um deles acaba preso por acusação de assassinato. Na penitenciária, esse jovem recebe convite do Estado para participar de “programa” de recuperação de delinquentes. Aceita. Segundo o Estado, uma lavagem cerebral o livrará de todas as maldades existentes em seu organismo, trazendo-o de volta a sociedade como um “perfeito” cidadão. 
 Relação do filme com a filosofia: 
O que o polêmico diretor Stanley Kubrick retrata no filme Laranja Mecânica, é a tentativa frustrada do Estado de “recuperar” o homem lhe dando um caráter idealizador, criando um sujeito com virtudes morais para se viver em sociedade. 
Em uma breve associação entre o sujeito em Nietzsche e no filme Laranja Mecânica, encontraremos as percepções teóricas do filósofo alemão, como uma crítica moderna da tradição moral/metafísica construída no decorrer da história humana, e transmitida principalmente pela doutrina judaico-cristã. Em sua primeira obra filosófica, O Nascimento da Tragédia, Nietzsche o pensador já expõe seu contraponto com a moral cristã ocidental de idealismo racional, segundo ele já iniciada na filosofia platônica pós-socrática. Pois ainda em Sócrates poderemos encontrar indícios de uma ação irracional instintiva, perante as questões cotidianas do filósofo grego, afirma Nietzsche. 

Uma chave para o caráter de Sócrates se nos oferece naquele maravilhoso fenômeno que é designado "daimom de Sócrates". Em situações especiais, quando sua descomunal inteligência começava a vacilar, conseguia ele um firme apoio, graças a uma voz divina que se manifestava em tais momentos. (NIETZSCHE, p.83). 

Um ideal de homem o oprimindo de seus impulsos naturais está de acordo com um ideal de vida transcendente temente a Deus. Nietzsche critica também a busca do cristianismo pela "desvalorização do sujeito amoral". O tipo de vida criticada é justamente aquele que é imposto ao personagem do filme.

Referências:

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Disponível em: <http://www.cranik.com/laranjamecanica.html>. Acesso em 13 agosto 2011.

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