segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Martin Heideger


"A angústia é a disposição fundamental que nos coloca ante ao nada" Martin Heidegger

Para Heidegger a "Angústia" é um sentimento que todos os homens sentem em algum momento de suas vidas, não é algo tão negativo, e sim algo bem mais profundo, sendo ela o principal sentimento que faz o homem evoluir.Pense, se você em algum momento de sua vida já se sentiu angustiado, com certeza algo estava lhe incomodando e só depois que você resolveu o assunto por completo que você melhorou. Ou seja, a angústia nos coloca diante da percepção de que estamos vivendo uma vida que não representa as nossas possibilidades plenas, em resumo, uma vida "inautêntica". A angústia se apresenta no momento em que o homem percebe que está apenas sendo uma peça de uma engrenagem e não uma existência realmente humana. Sendo assim podemos perceber que tudo que fazemos, estudamos, e almejamos, é feito para amenizar ou para acabar com esse sentimento e nossas vidas. Pensando dessa forma, sem a angústia o ser humano seria um ser acomodado e limitado. E aqui está a "positividade" da Angústia heideggeriana, podemos passar a nos percebermos sempre como possibilidades para "algo".
 
Por fim deixo minhas provocações:
O que lhe deixa mais angustiado?
Será que sua vida está sendo só mais uma vida inautêntica?
Você vive uma vida para você, ou vive para os outros, segundo a regras dos outros e necessitando da aprovações deles?
O que você está fazendo para isso mudar?

3 comentários:

  1. Pensando dessa forma, sem a angústia o ser humano seria um ser acomodado e limitado..

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante pois fala sobre os acontecimentos de hoje em dia, em que temos que descobrir novos conhecimentos,em que o ser humano possa saber diferenciar o que ele sente e se ele reconhece o seu sentimento pois as vezes pode ser confundido por outro sentimento onde a semelhanças.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o estudo da filosofia seja Imprescindível na vida das pessoas, pois ela proporciona um pensamento crítico, e lógico, uma forma de pensamento muito mais desenvolvida e complexa, conduzindo o indivíduo á experiencia. Somente assim seriamos capazes de julgar, analisar, deduzir etc...
    Aluno: Thiaggo Reis
    Colégio Estadual José Frederico Pedreira Neto
    Turma 3301

    ResponderExcluir