O religioso olha para as coisas e fica maravilhado com a criação de Deus. Talvez até espere que Deus continue intervindo na natureza, fazendo mágicas ou, como o religioso diria, milagres.
O cientista olha para as coisas e tenta quantificá-las. Ele espera que Galileu esteja certo, que a Natureza fale a linguagem da matemática. Como Durkheim prometeu, ele, o cientista, espera que também a Sociedade fale algo matematizável.
O filósofo não pensa em milagres ou em matematização, ele se espanta a respeito do que está vendo e sentindo. No lugar da tranquilidade dos outros, que enxergam tudo como banal, ele desbanaliza o banal ao dizer o que todos vêem e que, no entanto, não os levava a nenhuma angústia.
Muito mais pode ser dito sobre “o que é filosofia?”. Mas se, no ponto de partida, for dito isso, já se disse muito.
..e um amigo meu que foi questionado sobre a escolha de estudar filosofia, respondeu simplesmente: "...estudo filosofia pra não ser mais um idiota manipulável e alienado!"...??????????????
ResponderExcluirano q vem acho q deviam postar algo em relação aos preconceito contra os negros, pois graças a muitos deles a humanidade se desenvolveu, na medicina, tecnologia e em outros muitas funçoes.
ResponderExcluirA filosofia é ciência, conhecimento das coisas pelas causas, pelas razões: o saber, como ciência, nos diz que a coisa conhecida não só é assim, como nos aparece, mas tem de ser necessariamente assim.
ResponderExcluirA filosofia, representa a unificação máxima do saber e da realidade.
o ser humano sempre procurou comprovar as suas fé crenças e expressar de uma forma bem clara a todos. daí surge as variadas teses que vão desde ao religioso que crê em um Ser que está acima de todos, o cientista quem procura comprovar tudo de forma bem específica e clara a visão humana e até ao filósofo que é o ser que pensa como pensador mas não pensa como às pessoas comuns pensam, é um pensamento aprofundado e reflexivo das coisas.
ResponderExcluirALUNO;Vanderson Alves Ribeiro
série:301 série:2º
turno;Matutino
(y) apoiado gatão \o/
ExcluirHá uma tendência do ser humano para os conflitos. Sempre há algo que nos leva a discordar das coisas que nos são apresentadas como sendo a verdade. E é isso que faz de nós seres racionais: o poder de questionar, pensar, refletir, acreditar, desacreditar, concordar, discordar...
ResponderExcluirPor isso tantas formas de entender e explicar o mundo ao nosso redor. E as agrupamos, e geralmente dizemos que uma é a melhor, quando na verdade todas as formas de pensar são importantes para uma compreensão do universo.
Breno de Jesus Rebouças
3º 33.01
"Na Bíblia Deus criou o homem, pra ciência o homem cria Deus" - Autor Desconhecido.Bom,existem muitas teorias e crenças com relação a nossa origem, cabe a nós não apenas respeitar o que, ou no que, as pessoas acreditam, mas, questionar tais teorias também.Fazer parte da sociedade também é isso, aceitar as pessoas como elas são, isso não necessita que você deva fazer parte dos mesmos grupos ou acreditar nas mesmas coisas, apenas... respeitar.
ResponderExcluirAcho que hoje, no seculo 21, o mundo está bem dividido nessa questão de religião, hoje em dia é fácil manipular uma pessoa, e fácil fazer ela acreditar em determinada coisa, acho que Religião não se discute, certo que a diversos argumentos contra ou a favor daquilo que foi dito, mais o verdadeiro sentido é aquele que é sentido, acho que devemos acima de tudo, respeitar a escolha de cada pessoa, dentro dessas escolhas podemos pautar diversos temas, como estilo, sexualidade, pensamento, mais no caso da Religião esse tipo de escolha é indiscutível, existe a fé e a explicação, quem tem fé deixa deus explicar, e quem não tem procura a explicação !
ResponderExcluirLucas Rafael Lima Da Silva
1º 1303 Frederico
A filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
ResponderExcluirDiogo Gomes de Sousa
13.01